A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a tradicional Páscoa dos Militares.
Santiago (RS) – No dia 26 de junho (quarta-feira), o Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a tradicional Páscoa dos Militares, com a participação de militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares.
Previsto no calendário oficial das Forças Armadas, o evento é realizado fora de época, pois faz alusão aos militares que, ao retornarem ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o período da Páscoa já havia passado. Então, as Forças Armadas resolveram celebrar uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para comemorar com seus familiares o evento pascal. Para conciliar o calendário com as escalas de serviço das Forças Armadas, convencionou-se que a Páscoa dos Militares seria em um período diferente do tradicional. As celebrações acontecem em todas as Guarnições do Brasil e a data é determinada de acordo com o Arcebispado Militar do Brasil, com sede em Brasília (DF).
Na Guarnição de Santiago, foram realizadas as seguintes cerimônias: católica, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo Padre Silvano Melo; culto evangélico, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ministrado pelo Pastor Dionísio Melo da Costa e palestra espírita, no Círculo Militar, pelo Professor Ronaldo Prestes Gomes. Cerca de 800 pessoas, entre militares e familiares, participaram das três cerimônias. A maior celebração ocorreu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.