1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Operação Fronteira Sul
Santiago – RS. A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec) está realizando no período de 12 a 16 de agosto de 2019 a Operação Agata/3º Trimestre em sua área de atuação. Participam da Operação o 1º Regimento de cavalaria Mecanizado, o 2º Regimento de cavalaria Mecanizado, o 19º Regimento de cavalaria Mecanizado, o 4º Regimento de Cavalaria Blindado, o 19º Grupo de Artilharia de Campanha, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e o 1º Pelotão de Polícia do Exército, na faixa de fronteira compreendida entre Itaqui e Iraí com o objetivo de conduzir operações militares expressivas na faixa de fronteira.
Estão sendo realizados PBCE, Patrulhamento Terrestre, Patrulhamento Fluvial em coordenação com os Órgãos de Segurança Públicas Federais, Estaduais, Municipais e outros órgãos civis, a fim de contribuir para redução das ações do crime organizado na faixa de fronteira e intensificar a presença do Estado na região.
Na noite de 14 de agosto as 23 Hrs, Policiais Rodoviários Federais do Posto da Polícia Rodoviária Federal de SEBERI/RS, com apoio de militares do 19º R C Mec, apreenderam 35.000 (trinta e cinco mil) pacotes de cigarros das marcas CLASSIC e STAR, contrabandeados do Paraguai.
Na ocasião o cidadão de iniciais FSL, foi preso em flagrante delito pelo crime de contrabando, por transportar os cigarros num veículo marca SCANIA. O cigarro apreendido foi encaminhado a Receita Federal de Santo Ângelo/RS, com valor avaliado em 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais).