1ª Cia E Cmb Mec – Apresentação do “Projeto Souza Doca” aos antigos integrantes da Companhia.
São Borja (RS) - No dia 15 de outubro, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1ª Cia E Cmb Mec), realizou um encontro com militares da reserva que integraram a Companhia durante os seus 34 anos. No encontro puderam rever antigos companheiros de caserna e tomaram um café da manhã no rancho, com o Comandante da Companhia Capitão Gustavo Reolon.
Na oportunidade foi apresentado um panorama geral do Projeto Cultural Souza Doca, que está sendo desenvolvido durante este ano, e conduzido pelo 3º Sargento Samuel Elias Candeiro e que tem como objetivo a preservação da memória institucional do Exército Brasileiro, em particular do patrono da 1ª Cia E Cmb Mec, o Coronel José Fernandes de Souza Docca.
Dentre as atividades previstas no projeto, já foram concluídas a retificação da denominação histórica da Companhia de “Companhia Souza Docca”, para “Companhia Coronel José Fernandes de Souza Doca” e de seu estandarte; o tombamento do cemitério público do Camaquã, que se encontrava em ruínas, como patrimônio histórico e cultural do município, do local onde foi enterrado no ano de 1893, o insigne patrono; e ainda, em andamento, a criação de um espaço cultural, de natureza museológica, no interior da OM, para visitação do pública em geral; a produção de um documentário institucional; e a confecção de um Livro Histórico da OM.
O Projeto Cultural Souza Doca está sendo realizado em parceria com Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja. Para o documentário, os militares da reserva, antigos integrantes da OM foram convidados a participar de forma voluntária, gravando entrevistas, compartilhando desta forma, um pouco de sua memória, que uma vez registrada se perpetuará na história.