Grupo na Operação Mãos Dadas com Santiago
Santiago (RS) – O 19º Grupo de Artilharia de Campanha (19º GAC) participou entre os dias 20 a 25 de julho, da Operação Mãos Dadas com Santiago, realizado no Campo de Instrução Invernada Reiúna (CIIR), em rodovias de acesso à cidade e em pontos sensíveis no município.
A direção-geral do exercício ficou a cargo do Ten Cel Luciano Henrique Medeiros Rodrigues, Comandante do 19º GAC, juntamente com o Maj Luciano Sandri de Vasconcelos, E3 da 1ª Bda C Mec.
Participaram do exercício os pelotões que compõem as FORSUL das Organizações Militares(OM) subordinadas a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec) e teve por objetivos adestrar e nivelar os conhecimentos para o emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), aprimorando diversas técnicas e táticas, possibilitando assim a observação e avaliação das diversas frações.
Neste contexto, os pelotões executaram a defesa de pontos sensíveis, bloqueios de vias de circulação, operações de busca e apreensão, patrulhas de reconhecimento a pé, motorizada e mecanizada, simulação de desocupação de instalações, operação de controle de distúrbios, dentre outros.
O Grupo Barão de Batovy participou com seu Pelotão de Operações Especiais (PELOPES) e com diversas frações em apoio às atividades desenvolvidas.
Crédito: Seção de Comunicação Social do 19º G A C