19º R C Mec executa uma instrução de tiros com Órgãos de Segurança Pública
SANTA ROSA (RS) – Na tarde do dia 22 de novembro, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento San Martín” sediou em suas instalações, uma atividade de nivelamento de conhecimentos e adestramento de tiro. O exercício teve como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos e a execução de uma pista de tiro com o emprego do fuzil automático leve 7,62mm M964 (FAL).
O FAL é adotado pelas Forças Armadas de vários países. No Brasil o FAL tem quatro versões que são utilizadas pelo Exército Brasileiro, sendo que a versão com coronha fixa é a mais comum no Exército e utilizada em todas as suas tropas convencionais. Este fuzil reúne poder de fogo capaz de atingir com precisão letal alvos até uma distância de 500m e suportar regime de tiro em rajada (automático).
O crescente aumento de poder de fogo utilizado pela criminalidade exige que os órgãos de segurança pública estejam preparados. O adestramento interagências no 19° RC Mec permitiu contribuir de forma recíproca para o emprego deste armamento dentro dos princípios da necessidade e proporcionalidade.
O evento contou com a participação de representantes das Delegacias Regionais da Polícia Civil de Santa Rosa e de Três Passos, do Pelotão de Operações Especiais do 4º Batalhão de Polícia da Área de Fronteira da Brigada Militar e do Ministério Público do Estado. A ação foi mais uma oportunidade de manter o ambiente de colaboração e camaradagem característico das relações interagências na região Fronteira Noroeste.