Regimento João Manoel Realiza a Substituição da Cruz Grande
São Borja (RS) – No dia 23 de dezembro, o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado (Regimento João Manoel), realizou a cerimônia de troca e benção da nova Cruz Grande, conduzida pelo Padre Walter, pároco de São Borja. A nova Cruz substituída foi construída pelos militares do Pelotão de Serviços Gerais do Regimento, em mais uma comemoração desta semana de Natal.
O Sítio Histórico da Praça da Cruz Grande marca o local onde se travou, em 10 de junho de 1865, a Batalha de Resistência de São Borja, entre o 1º Corpo de Voluntários da Pátria, comandados pelo então Coronel João Manoel Menna Barreto (Patrono do 2º R C Mec) e as tropas do ditador do Paraguai Francisco Solano López, comandadas pelo Tenente Coronel Antônio de La Cruz Estigarríbia.
A primeira Cruz Grande foi colocada no local atual pelos oficiais do então 6º Regimento de Cavalaria Ligeira (1ª Denominação do 2º R C Mec) no ano de 1900, em homenagem aos aludidos heróis da Batalha de Resistência de São Borja.
A Cruz que foi retirada será instalada no Capão dos Voluntários, local onde o 1º Corpo de Voluntários da Pátria estava acampado e partiu em defesa da então Vila de São Borja.