OPERAÇÃO IBICUÍ/Certificação das UNIDADES FORSUL da 2a Bda C Mec e da 3a Divisão de Exército
Alegrete (RS) – No período de 05 a 11 de Novembro o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado "Regimento João Manoel" está participando da OPERAÇÃO IBICUÍ com as Unidades FORSUL da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - "Brigada Charrua", de Uruguaiana, tropas de pronto emprego da 3ª Divisão de Exército - "Divisão Encouraçada".
Além do seu efetivo, o 2° RC Mec recebeu em reforço tropas do 1° Regimento de Cavalaria Mecanizado ”Regimento Sá Brito”, de Itaqui, do 19° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento San Martin”, de Santa Rosa, do 9° Batalhão Logístico "Batalhão Cidade de Santiago", de Santiago e da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado "Companhia Coronel José Fernandes de Souza Doca", de São Borja.
Nos primeiros três dias do exercício, o 2° RC Mec concentrou os meios de combate na sua Zona de Reunião inicial no município do Alegrete, além de ter participado da inspeção do Apronto Operacional das tropas mecanizadas e realizou a emissão da sua Ordens de Operações para as suas Subunidades e Pelotões.
A OPERAÇÃO IBICUÍ tem como objetivo principal a Certificação das UNIDADES FORSUL da 2ª Bda C Mec em ações ofensivas de Defesa Externa, inseridas no Período de Adestramento Avançado (PAA) e conta com um efetivo superior a 1.300 homens e mulheres de mais de vinte Organizações Militares da 3ª Divisão de Exército e cerca de 240 viaturas blindadas e mecanizadas.
Durante a Certificação, serão apresentados incidentes por um Força Oponente (ForOp), que representarão ações inimigas, que podem ser encontradas durante a execução de manobras ofensivas
registrado em:
2º R C Mec