Militares da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada recebem Certificação Federal
No mês de outubro de 2019 foi realizada a segunda certificação dos militares da 1º Brigada de Cavalaria Mecanizada. No mês mencionado, foram recebidos no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, 30 militares, com o intuito de adquirir uma formação complementar na área de auxiliar de cozinha. Outrossim, este projeto de extensão foi coordenado pelo Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção Fabiano Damasceno e pelo Coordenador de Extensão Professor Mestre Claudio Raimundo de Bastos Brasil.
Nesta oportunidade, diversos militares provenientes dos Setores de Aprovisionamento de suas Unidades, entre eles soldados do efetivo variável, soldados do efetivo profissional, cabos do efetivo profissional, sargentos e oficiais de diversas unidades desta brigada como: 9º Batalhão Logístico, 19º Grupo de Artilharia de Campanha, 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 4º Regimento de Cavalaria Blindado e a 11ª Companhia de Comunicações, receberam aulas de Empreendedorismo e Micro Empresas Individuais, Segurança no Trabalho e Boas Práticas na Produção de Alimentos, como Noções Básicas de Laboratório e Indústria.
Matérias às quais foram ministradas pelo Professor Doutor Márcio Oliveira Hornes, Professora Doutora Vanusa Granela, Professor Mestre Claudio Raimundo de Bastos Brasil, Professora Mestre Bárbara Cecconi Deon, Professora Mestre Ana Paula de Souza Reser.
Este projeto é uma ação de extensão oriunda da parceria firmada no ano de 2018, entre o Instituto Federal Farroupilha e o Exército Brasileiro. Para a execução do mesmo, foi realizado um contato estreito entre as instituições, no qual foram profundamente analisadas pelos profissionais responsáveis da área, as instruções previstas na formação da caserna, aplicada nos militares que concorrem ao curso, ocasião na qual os professores visitaram as instalações do 9º Batalhão Logístico para acompanhar o trabalho destes militares minuciosamente, de forma que aprovaram e atestaram a qualidade de seus serviços.
Não há duvidas que com esta certificação federal, os militares adquiriram conhecimentos que irão aprimorar os setores de aprovisionamento, local onde estes aplicam seus serviços. Ademais, estes receberam um grande aperfeiçoamento individual, preparando-os para o mercado de trabalho, visando que muitos dos nossos militares dos setores de intendência são temporários. Dessa forma, fica clara a contribuição institucional do Exército com a sociedade, demonstrando a preocupação com o futuro, não só dos nossos militares, mas em contribuir com a formação de uma sociedade melhor mais qualificada e com maior grau de ensino.